terça-feira, 23 de abril de 2013

Dicas de Saúde

Gente grande também precisa de vacina 

Um dos destaques da Revista Veja de março deste ano, edição 2312,  fala sobre a importância de manter a carteira de vacinação em dia também na vida adulta.
Um dos principais cuidados que se deve tomar na vida adulta é com o prazo de validade de algumas vacinas, pois para garantir a proteção é preciso tomar o reforço de algumas doses. 
"Depois de dez anos, o sistema imunológico deixa de produzir anticorpos em quantidade suficiente para evitar doenças como a febre amarela e o tétano, por exemplo", diz Gustavo Johanson, infectologista da Universidade Federal de São Paulo
Dentre as inúmeras vacinas abordadas na matéria há um alerta a respeito da imunização contra o vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero ou mesmo câncer de pênis. A vacina deve ser tomada ainda na adolescência, a partir de 11 anos de idade nos meninos. São três doses contra os quatro tipos de papiloma vírus humano (HPV) oferecidas apenas em rede particular, com alto preço e podem ser tomadas até mesmo por quem já contraiu o vírus, pois é o indivíduo fica protegido contra os outros tipos do HPV.


Fique atento a sua saúde e se você não sabe se tomou ou não determinada vacina, ou perdeu a carteira de vacinação, procure um posto de saúde ou clínica para colocar sua proteção em dia.




Um comentário: